www www.liceu.net
 

ESPAÇO DO ALUNO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SALA DOS PROFESSORES

NOTÍCIAS

GUIA DO ESTUDANTE

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

FALE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

 
 Deixe seu recado
 Confira todas as mensagens

 
Acesse o Site
Orientação Educacional
Sobre MALALA YOUSAFSAI
26/04/2015

Hoje, quando se comemora o Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, ninguém melhor do que Malala Yousafsai para representar essa data. Essa garotinha, em sua tenra idade, deu um tapa na cara nos senhores de idade avançada, os poderosos chefes de nação que insistiam em fazer retroagir o mundo para a Idade das Trevas.

Com menos discurso e mais atitude e exemplo, Malala confrontou tradições pré-históricas de seu país e exigiu o direito à Educação e ao acesso a direitos humanos - de carona, alguns outros países e políticos retrógrados também arregalaram os olhos. Também as pessoas comuns, porque nem só de governantes arbitrários vive uma nação, que veste uma roupagem moderna, embora mascarando o seu corpo medieval, mas também de uma população ignorante, improdutiva e inútil. E foi justamente isso que reafirmei dentro de mim quando conheci a história dessa "pequena grande mulher". Precisamos ser produtivos e úteis à sociedade, dentro do que podemos e sabemos fazer. Inaceitável é ficarmos "mamando" as riquezas, vitórias e conquistas, frutos das severas batalhas que os outros travaram.

Minha reverência e extrema admiração por essa moça tão jovem que, mesmo distante da escola e da instrução formal, foi capaz de ações tão transformadoras! Baleada na cabeça pelos talibãs, para que silenciasse a sua voz, Malala foi obrigada a deixar seu país, antes que os senhores da guerra, ironicamente em nome de Deus, assassinassem a ela e sua família inteira. Corajosa, valente, ganhou o Prêmio Nobel da Paz e ensinou lições eternas em todos os pontos deste planeta. Calem-se vocês, senhores do ódio, da intolerância e da ignorância, sejam vocês quem forem, orientais ou ocidentais, moços e velhos, nobres ou plebeus, celebridades ou simples mortais! Calem-se vocês, parasitas de quem está tentando construir alguma coisa e dar sentido à própria existência!

Ainda na Idade Média, São Francisco de Assis respondeu assim aos cardeais que desacreditaram em sua proposta de renovação da Igreja: "Não tenho medo do mundo nem dos homens." Vez ou outra nascem umas almas assim, e só por elas mantenho meu otimismo no futuro.

Malala Yousafsai, o mundo ficou melhor depois de você!

____________________________________________

Profa. Valéria Figueiredo

       

 

2014 Liceu de Estudos Integrados | Todos os direitos reservados
Rua Marginal, 34, Coroa do meio, Aracaju-SE, CEP 49035-810,
Telefones 79 3217 4400 / 3217 4999 / 3217 3639 / 3231 0092
ESPAÇO DO ALUNO
Caro Aluno
Roteiro para Trabalhos Escolares
Apostila Online
Diário Online
Horário de Aulas
Uniforme Escolar
Matrícula
Segunda Chamada

AGENDA
Calendário de Provas
Calendário de Recuperação
JEPS
A ESCOLA
PROJETOS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SALA DOS PROFESSORES
EVENTOS
NOTÍCIAS
ESPAÇO EX-ALUNOS
LINKS ÚTEIS
ESPORTES
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO