www www.liceu.net
 

ESPAÇO DO ALUNO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SALA DOS PROFESSORES

NOTÍCIAS

GUIA DO ESTUDANTE

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

FALE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

 
 Deixe seu recado
 Confira todas as mensagens

 
Acesse o Site
Alunos Escritores
O MUNDO QUE QUEREMOS

“Eu” é a palavra mais ambígua do dicionário, tem mais de sete bilhões de significados. Mesmo com tamanha diversidade, é algo comum a todos esses “eus” a busca por um mundo melhor. Mas o que seria esse “mundo melhor”? Seria possível ter esperança em sua chegada?

Antes de respondermos a essas perguntas, precisamos olhar para o mundo atual. O monte de desigualdade que cobre e fomenta diversos males com os quais nos deparamos diariamente: guerra, violência, miséria, fome, sede, medo...males esses que poderiam, em grande parte, ser evitados. Destruímos a Terra, o playground humano, dia após dia, e matamos nossos irmãos por motivos pífios, extinguindo espécies por dinheiro, promovendo massacres por ódio e poder, o mais antigo ópio da humanidade.

A longa e resistente corrente de corrupção e ganância que nos cerca é assustadora. Oportunistas sobem ao poder e enriquecem à custa de todos e de tudo. Valorizam mais o verde de seu dinheiro que o verde das florestas, temem mais o vermelho em sua conta bancária que o vermelho do sangue inocente que derramam.

O que queremos é um mundo livre dessas adversidades. É retirar esse manto de desigualdades e permitir que todos vejam o esplendor do céu. É promover a paz e a justiça, o antigo grito por igualdade, liberdade e fraternidade. Queremos um mundo no qual todos, independentemente de seu sexo e de sua idade, raça, nacionalidade ou religião, tenham direito à saúde, segurança, alimentação e educação, direito a serem humanos.

Queremos um mundo com governantes justos, que tenham consciência dos limites do planeta em que vivem e dos impactos que suas decisões têm na vida das pessoas. Não só os governantes, mas todos os que exerçam qualquer profissão, que o façam com base em virtudes e honestidade. Como quando se pergunta a uma criança “o que você quer ser quando crescer? ”, e ela responde, acima de qualquer profissão que ela venha a exercer, “eu quero ser uma pessoa boa”. É esse o mundo que queremos, um mundo bom.

Seria esse desejo uma utopia? Talvez. Ele exige que superemos antigos ideais, conflitos enraizados na sociedade. Todavia, mais que menos espectadores de um filme triste, somos agentes da ação e podemos mudar o rumo de seu enredo. Torna-se necessária, então, a esperança, que não se resume a esperar cegamente que as mudanças aconteçam, mas lutar por elas e esperar que os frutos dessa luta se consolidem no solo do novo mundo.

 

JULIANO GUERRA, 3º ano do Ensino Médio


 

2014 Liceu de Estudos Integrados | Todos os direitos reservados
Rua Marginal, 34, Coroa do meio, Aracaju-SE, CEP 49035-810,
Telefones 79 3217 4400 / 3217 4999 / 3217 3639 / 3231 0092
ESPAÇO DO ALUNO
Caro Aluno
Roteiro para Trabalhos Escolares
Apostila Online
Diário Online
Horário de Aulas
Uniforme Escolar
Matrícula
Segunda Chamada

AGENDA
Calendário de Provas
Calendário de Recuperação
JEPS
A ESCOLA
PROJETOS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SALA DOS PROFESSORES
EVENTOS
NOTÍCIAS
ESPAÇO EX-ALUNOS
LINKS ÚTEIS
ESPORTES
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO