www www.liceu.net
 

ESPAÇO DO ALUNO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SALA DOS PROFESSORES

NOTÍCIAS

GUIA DO ESTUDANTE

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

FALE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

 
 Deixe seu recado
 Confira todas as mensagens

 
Acesse o Site
Caro Aluno,

QUEM TEM MEDO DE CÂNCER DE MAMA? (PARTE II)

O câncer e os meios de comunicação 


Meu diagnóstico de câncer também me trouxe algumas percepções. Andei olhando mais fixamente, por exemplo, para as mídias e comunicação pública em geral. Confesso que fiquei perplexa com o que a sociedade anda valorizando, em capas de revistas de grande circulação nacional, supostamente de excelente qualidade, editadas para informar e educar a população, jornais, telejornais, cinema, enfim... na vida cultural. 


Busquei, nos meios de comunicação, algum fragmento de notícia sobre pessoas e trabalhos que tivessem alguma relação ou verdadeira relevância com a transformação das sociedades e sua melhoria, como, por exemplo, a pesquisa pela cura de doenças graves. Não achei quase nada. E, quando achei, eram notícias meio bobas, como a eterna discussão entre a Igreja e sei lá mais quem sobre um assunto supostamente ético... 


E aí fiquei indignada comigo mesma porque eu não sei quem são os pesquisadores, médicos e cientistas que aceitaram viver uma vida abnegada, mal valorizados, mal pagos, escondidos em suas próprias vidas inteiramente dedicadas a laboratórios de preservação das vidas dos outros. Quem são esses caras, que trabalharam tanto por mim, para que eu entrasse num consultório médico hoje e recebesse um prognóstico otimista de cura, mesmo considerando-se o câncer um mal incurável? Quais são os seus nomes? Por que eles não estão nas capas das revistas importantes? Por que os meios de comunicação não valorizam exatamente quem tem mesmo valor, essas pessoas que trouxeram as reais transformações da sociedade? E que exemplos de vida esses estudiosos estão nos dando! Sem projeção social, não se importam. Simplesmente se bastam, talvez se alimentando apenas das glórias pessoais, mesmo ocultas ao público. Ser útil, pronto! Se ninguém viu ou pagou caro por isso, não importa. Eles têm a perfeita consciência de seu papel na Terra e na sociedade, sem precisar de aplausos ou holofotes, o que, por si só, já é uma sábia lição. E ainda nos deixa o legado da cura de doenças? Repito: quem são esses caras? Por que eu não sei os seus nomes?


E quem são essas mulheres, que se submeteram às primeiras pesquisas, doando-se inteiras, talvez sem grandes chances de sobreviver a elas? Graças a essas mulheres, hoje há um tratamento avançado, menos agressivo, para que EU não sofra tanto quanto elas sofreram. E com muito melhores possibilidades de cura! Por que elas não estão nas capas das revistas nem se fala o nome de nenhuma delas? 


Queria lhes pedir desculpas por não conhecê-los e por essa sociedade valorizar apenas a aparência das coisas, e não a sua essência. As capas das revistas importantes trazem fotos gloriosas de pagodeiros, jogadores de futebol, lutadores de vale-tudo, políticos corruptos e traficantes de drogas. Foi o que eu vi! E me prometi pelo menos escrever este texto, o mínimo que eu posso fazer, na esperança de que alguns leiam e multipliquem a ideia de passarmos a ter um olhar mais seletivo sobre o que realmente faz a diferença na minha e na sua vida e na sociedade como um todo. 


Queria agradecer a todos vocês, pessoalmente, se eu pudesse. Médicos, pesquisadores de remédios, inventores de máquinas de exames, cientistas, estudiosos... meu MUITO OBRIGADA!



Profa. Valéria Figueiredo 

Março, 2014

 

2014 Liceu de Estudos Integrados | Todos os direitos reservados
Rua Marginal, 34, Coroa do meio, Aracaju-SE, CEP 49035-810,
Telefones 79 3217 4400 / 3217 4999 / 3217 3639 / 3231 0092
ESPAÇO DO ALUNO
Caro Aluno
Roteiro para Trabalhos Escolares
Apostila Online
Diário Online
Horário de Aulas
Uniforme Escolar
Matrícula
Segunda Chamada

AGENDA
Calendário de Provas
Calendário de Recuperação
JEPS
A ESCOLA
PROJETOS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SALA DOS PROFESSORES
EVENTOS
NOTÍCIAS
ESPAÇO EX-ALUNOS
LINKS ÚTEIS
ESPORTES
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO