www www.liceu.net
 

ESPAÇO DO ALUNO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SALA DOS PROFESSORES

NOTÍCIAS

GUIA DO ESTUDANTE

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

FALE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

 
 Deixe seu recado
 Confira todas as mensagens

 
Acesse o Site
A SOCIEDADE QUE QUEREMOS

Quando pensamos em melhorias na sociedade, a Educação é destacada como um dos grandes problemas a ser resolvido, em razão da falta de qualidade e estrutura, tema polêmico na mídia. Mas afinal, estamos realmente tentando melhorar? Os índices de reprovação no Ensino Médio estão cada vez maiores, não só na educação pública quanto na privada. 

Esse problema vem aumentando com o passar dos anos e, apesar de haver recursos suficientes para investir na Educação, percebemos a falta de interesse dos gestores em efetivamente melhorar a Educação.

A escola particular, que, por muito tempo, funcionou como alternativa para uma pequena parcela da população que buscava investir na educação dos filhos, hoje limita-se  a um conteúdo que restringe a criatividade, fazendo com que o aluno chegue ao Ensino Médio sem nenhum interesse por qualquer área de conhecimento, pois não há relação entre prazer e estudo, o que faz com que ele não tenha a mínima vontade de se inserir em um mercado de trabalho por não conseguir conexão com determinado assunto. 

Os estudantes estão, inclusive, saindo da graduação acadêmica sem efetivas condições de contribuir para a melhoria da realidade social, pois estão sem motivação para fazer a diferença. Ou seja, o método de ensino está gerando profissionais alheios à sociedade, que não se inserem nos grupos nem procuram soluções para as falhas.

A escola pública, que já era ruim no passado, hoje enfrenta também os problemas de violência por parte dos alunos e falta de interesse dos professores, que precisam trabalhar em mais de um local para garantir seu sustento, em razão da desvalorização dessa profissão.

Observando este cenário, não é difícil perceber que o principal problema da Educação Brasileira é a falta de motivação e envolvimento de ambas as partes. O método de ensino está tirando a paixão, distanciando os jovens de sua vocação e consequentemente agravando todos os problemas sociais, tais como a desigualdade social.

A solução para este problema é nada mais nada menos que a própria Educação, mas não da forma como está sendo empregada. O foco do ensino deve ser completo, abrangendo conteúdo e moral como um todo, pois a escola é formadora de opinião e caráter e deve ensinar os princípios básicos do ser e do conviver em sociedade.

 

LARISSA LEITE, 1º do Ensino Médio

 

2014 Liceu de Estudos Integrados | Todos os direitos reservados
Rua Marginal, 34, Coroa do meio, Aracaju-SE, CEP 49035-810,
Telefones 79 3217 4400 / 3217 4999 / 3217 3639 / 3231 0092
ESPAÇO DO ALUNO
Caro Aluno
Roteiro para Trabalhos Escolares
Apostila Online
Diário Online
Horário de Aulas
Uniforme Escolar
Matrícula
Segunda Chamada

AGENDA
Calendário de Provas
Calendário de Recuperação
JEPS
A ESCOLA
PROJETOS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SALA DOS PROFESSORES
EVENTOS
NOTÍCIAS
ESPAÇO EX-ALUNOS
LINKS ÚTEIS
ESPORTES
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO