www www.liceu.net
 

ESPAÇO DO ALUNO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SALA DOS PROFESSORES

NOTÍCIAS

GUIA DO ESTUDANTE

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

FALE CONOSCO

TRABALHE CONOSCO

 
 Deixe seu recado
 Confira todas as mensagens

 
Acesse o Site
O PAÍS QUE QUEREMOS

Todos os anos, no dia 7 de Setembro, lembro-me de nos reunirmos. Alguns em outros municípios, estados ou em outras regiões. Reuníamo-nos todos perante uma bandeira de cores azul, verde e amarela. Com a mão junto ao peito, proclamávamos palavras que, nas primeiras idades, não nos traziam significado, sendo apenas balbuciadas em meio ao coro dos mais velhos. Lembro-me de tentar recordar os versos e de olhar para os lados a fim de ver qual mão deveria ser usada. No entanto, após a confusão inicial, eu fechava os olhos e sentia os batimentos do meu coração seguirem a sinfonia da orquestra que se formava: o hino ao fundo e a voz de milhões de brasileiros a esvoaçar a bandeira.

 Quando crescemos, porém, essa musicalidade parece chegar ao fim. Somos atingidos severamente pela realidade, que nos mostra os defeitos do nosso belo país. Angustiados, afastamo-nos e evitamos qualquer ligação com ele. Nós o criticamos e fazemos pouco caso de sua cultura. Depreciamos, por vezes, sua variedade. De maneira geral, parecemos quebrar, inevitavelmente, a ligação construída anos atrás.

Os mais sábios, certamente, argumentarão que o país deveria se preocupar mais com a Educação e com a Saúde. Os mais jovens lutarão por um país mais igualitário e que respeite as diferenças acima de tudo. Os ambientalistas dirão que querem um país que preserve sua exuberância natural. Os trabalhadores pedirão um país honesto e que saiba reconhecer o esforço do brasileiro. Os indígenas desejarão um país que os proteja e que lhes dê condições de conservar sua riqueza cultural. Os empresários decidirão por um país desenvolvido e que incentive a tecnologia. Sim. Tudo isso é desejável. Mas, falando por quem sente, ouve milhões de brasileiros no dia 7 de Setembro, o país que queremos é um país de que possamos nos orgulhar e chamar de NAÇÃO. 

 

 

FABIANE BALBINO, 2º do Ensino Médio

 

2014 Liceu de Estudos Integrados | Todos os direitos reservados
Rua Marginal, 34, Coroa do meio, Aracaju-SE, CEP 49035-810,
Telefones 79 3217 4400 / 3217 4999 / 3217 3639 / 3231 0092
ESPAÇO DO ALUNO
Caro Aluno
Roteiro para Trabalhos Escolares
Apostila Online
Diário Online
Horário de Aulas
Uniforme Escolar
Matrícula
Segunda Chamada

AGENDA
Calendário de Provas
Calendário de Recuperação
JEPS
A ESCOLA
PROJETOS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
SALA DOS PROFESSORES
EVENTOS
NOTÍCIAS
ESPAÇO EX-ALUNOS
LINKS ÚTEIS
ESPORTES
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO