Projeto Assim eu Vou Escrevendo a Minha História

FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA

Profa. Auricélia Alves, Coordenadora Pedagógica do LICEU DE ESTUDOS INTEGRADOS e autora desse projeto

Um dos principais elementos no processo de ensino e aprendizagem é a motivação. As atividades de pesquisa, feitas de forma lúdica e em grupo, são motivadoras para a aquisição de conhecimentos. Assim começa o projeto "Assim eu vou escrevendo a minha história – a criança e a pesquisa", que envolve as turmas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais – um recurso eficiente, justamente por seu caráter motivador, de que o professor dispõe não só para o desenvolvimento de estratégias necessárias para a captação de conhecimentos, como também para a vivência de situações que contemplam o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a ser, situações estas focadas na construção de valores.

É por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares de pesquisa e de intercâmbio de informações que se busca uma maneira de aprender com competência. O professor torna-se um educador criativo, despertando nos alunos interesse pelo CONHECIMENTO. São abordagens como: As Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Práticas de Vida Saudável, Os Principais Biomas Brasileiros, A Formação do Povo Brasileiro, Cultura Sergipana, Meu Brasil Brasileiro, entre muitos outros temas já abordados.

A proposta do projeto baseia-se na pesquisa de conteúdos interessantes, nascidos a partir da curiosidade e da imaginação dos alunos. As etapas do projeto acontecem durante todo o ano e de forma sistemática, já introduzindo nos alunos os primeiros conceitos de metodologia científica. Esses conteúdos são apresentados ao público por meio de exposição oral, construção de objetos – maquetes, cartazes etc - e apresentações artísticas, durante a Feira de Ciências e Cultura. Este é o momento em que a criança tem a oportunidade de exercitar as habilidades e as competências tão necessárias ao seu desenvolvimento como sujeito transformador.

Em 2006, o projeto "Assim eu vou escrevendo a minha história – a criança e a pesquisa" foi selecionado, dentre propostas de todo o Brasil, como um dos oito melhores projetos pedagógicos apresentados no V Congresso Internacional de Educação - SAPIENS 2006, realizado em Olinda/PE, quando ele foi exposto em estande do LICEU DE ESTUDOS INTEGRADOS ao público em geral e a uma Comissão Técnica responsável pela premiação.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as novidades do Liceu de Estudos Integrados.

Instagram Liceu
siga-nos no instagram
Mural de recados
curta-nos no facebook